domingo, 17 de maio de 2009

Zé Malandro 166 anos de Existência


José dos Anjos da Silva. Nascido em 19 de março de 1843, desembarcou no Rio de Janeiro, na Praça Mauá. Ajuda a todos que o procuram, sem olhar a quem, tanto o homem Adriano Figueiredo quanto o Senhor Zé Malandro, não diferenciam as pessoas que os procuram, ajuda a todos com perseverança.

Samba de Zé Malandro:
Oi, leva fé, leva fé nesse homem
Que esse homem é de ajudar
Você pode gritar por seu nome
Toda vez que precisar
.
Oi, salve a sua batucada
Sob a luz da lua
Numa linda madrugada
Nas esquinas, pelas ruas
.
E no seu samba tem muita cerveja
E muita mulher
Mas também tem caridade
Que ele presta a quem quiser
.
Pois é. é, pois é
Bate palma no samba do seu Zé
Canta forte minha gente
Que esse samba é de fé
.
Se no seu caminhar, se no seu caminhar
Encontrar algum perigo
Chama seu Zé, que ele passa contigo
Ele tem muita força, ele tem muito axé
.
Ele vem na Umbanda,
Gingando, cantando, sambando no pé
Todo de branco, vem malandreando
Só ajudando a quem tem fé
.
Saravá, seu Zé. Ê, saravá seu Zé
Seu Zé. Ê, saravá seu Zé
Saravá seu Zé Malandro
Salve a força da fé

NA FANGE DOS MALANDROS, SEU ZÉ MALANDRO

Zé Malandro teve uma história bonita. Cada malandro tem seu valor e ele é conhecido com as seguintes denominações: Zé Malandro da Lapa, o Zé Malandro do Morro, Zé Malandro da Maloca. Eu recebo Seu Zé Malandro, é o meu paizão. A falange dependeu do Zé Pelintra. Se eles têm um nome, a falange, eles devem ao Zé Pelintra, que realmente existiu; alguns dizem que ele morreu de navalha, outros dizem que foi fuzilado na porta de um cabaré. Zé Pelintra é um mestre, ele fez muitas coisas boas, ele não era só malandro. As pessoas tem que passar a conhecer melhor a falange do Zé Pelintra, eles reinaram no pé do morro, na Lapa, em Santa Tereza, como diz aquele ponto:


O morro de Santa Tereza está de luto
Porque Zé Pelintra morreu…


Então, os malandros reinaram em cada local, por exemplo, a Praça Mauá:

Quando venho descendo o morro
Falei pra Tereza que eu vou trabalhar
Eu boto meu baralho no bolso
Cachecol no pescoço
E vou pra Barão de Mauá…


Fica um porto de frente para a Barão de Mauá. No caso, quando eles vieram de Pernambuco, fugidos, onde eles ficaram? Na Barão de Mauá, praça Mauá. Então, tem um fundamento ali. Cada ponto tem de identificar o fundamento desse mestre, porque ele foi criado naquele ciclo ali. Por exemplo, se ele passou pra linha de caboclo:


Lá no pé da juremeira
Zé Malandro assentado
Fazendo seu catimbó
Dando conta do recado


Ele foi um catimbozeiro também, ele foi um feiticeiro. Esse ponto:

Lá na Aruanda tem um mestre na jurema
E na Umbanda Zé Malandro é morador
Se é doutor, se é feiticeiro,
Tenha certeza, Zé Malandro é curador.


Ele pode vir também na linha de preto velho. Em caso de necessidade, a falange pode arriar na linha de preto velho, em caso de necessidade. É por isso que ele vem. Ele vem na linha de exu, só que ele não é exu, mas ele vem. Ele é mestre, ele pode entrar em quatro linhas, como eu expliquei pra você no anterior, em cada linha ele age de um jeito. Na linha de caboco pode beber a cerveja branca, mas na linha de caboco ele bebe mais é vinho, ou como diz a língua de dele, “é o sangue de Cristo”. Então, no caso, na linha de preto velho ele vem fumar o cachimbo; não que na linha de caboco ele não possa fumar o cachimbo, ele pode, mas na linha de preto velho não pode faltar. Ele, como um mestre, já é doutrinado. A falange de malandro respeita muito os pretos velhos, os preto velho tem uma doutrina maior, uma rede. No caso, eles tem muito respeito pelos pretos velhos, com o povo da rua. Como diz o seu Zé Malandro, passando pra linha esquerda:


Tranca Rua e Zé Malandro são dois velhos companheiros
Traca Rua na encruza e Zé Malandro no terreiro.

Cada linha, ele tem que cantar um ponto daquela linha que ele tá. Eu vou contar um, no caso, na linha de exu:


Olha ele aí, olha ele aí, olha ele aí, olha ele aí
Oi, teve uma blitz no morro, a polícia vem aí
Oi, teve uma blitz no morro, a polícia vem aí
Malandro que é malandro se escondeu lá na Figueira.

O que é a figueira? A figueira era lá onde eles faziam os rituais. A figueira era onde eram feitas as gamelas nas quais se faziam as obrigações, embaixo daquela figueira eles faziam rituais de exus. Então, no caso, a figueira tem um significado na linha de exu. Esse ponto da linha de exu ele encontra com a linha de caboco, ele tá numa linha e tem que contar o ponto daquela linha: se ele tá na mata, ele tem de cantar da mata; se ele tá na linha de preto velho, tem que cantar na linha. A falange é assim; não são exus como muitos acham, não, eles são mestres. Tem um ponto assim:

Saravá, saravá, todo filho de umbanda
Pra salvar sua banda, Zé Malandro chegou
Ele vem de Aruanda, ele é mestre nagô
Saravá, minha gente, Zé Malandro chegou.

Assim como Zé Malandro, Zé Pelintra, Zé Pretinho, Zé Brilhantina, Buscapé (que é o mais novo da falange), Francisco Pelintra, no caso eles formam uma falange. Os outros pegaram fama devido ao Zé Pelintra; tem uma prece do Zé Pelintra:
Salve seu Zé Pelintra, salve os malandros, salve a malandragem…

O seu Zé Malandro fala assim, que ele é igual o bambu, ele enverga, mas não quebra, é gira, como ele fala. Tem umas estórias que eles falam, que o Zé Pelintra tava querendo alguma coisa com a Maria Bonita e o Zé Pelintra com o Zé Malandro, estavam querendo pegar o Lampião na covardia. Tem até um ponto que ele canta:

Mulher, mulher, não tenha medo do seu marido
Mulher, mulher, não tenha medo do seu marido
Se ele é bom na faca, eu no facão
Ele é bom na reza, eu na oração
Eu sou Zé Malandro, ele é Lampião.

Eles sempre foram inimigos o Lampião com o Zé Pelintra, porque o Zé Pelintra queria ficar com a mulher do Lampião. E ele queria armar pra pegar o Lampião, que era muito perseguido. A história de Lampião é muito bonita. No final é que muito triste, mas ele ficou com a Maria Bonita. Ele morreu, mas ela não ficou pra ninguém, ficou com ele. Foi um amor muito bonito esse do Lampião com a Maria Bonita, eles eram muito temidos. No caso a falange naquela época era muito bonita. A idade do seu Zé Malandro é de 1843 e a idade do Zé Pelintra é de 1852. José Gomes da Silva ou Zé Pelintra. No sertão de Pernambuco, uma cidade muito sagrada porque foi dali que saiu a falange quase toda dos malandros, e se juntou com os outros malandros que já tinham no rio de janeiro também.

Alguns fregueses, alguma festa que eu vou, às vezes alguém fala: “Mas Zé Malandro?! Nunca vi Zé Malandro. Já vi Zé Pelintra.” Eu digo: “Não, Zé Malandro.” Falta eles procurarem se informar mais. Eu nunca tinha mostrado pra vocês esses pontos deles. As pessoas falam: “Esse ponto deve ser copiado.” Não, ele existe, como eu te mostrei. Eles tem que respeitar a entidade como se deve respeitar; a mim não importa se a pessoa cultua esse ou aquele; eu quero ver é que a pessoa ta cultuando o seu caboclo, o seu preto velho, ta recebendo seus orixás. Isso é que importante dentro da Umbanda, do Candomblé, que você está cultuando. Conselho que eu dou: Não desista! Nessa vida, ninguém vive só de vitória. Como diz a prece de Oxalá:

Que a paz de Oxalá renove nossas esperanças
Depois de erros e acertos, tristeza e alegrias,
Derrotas e vitórias, chegarei aos pés de Zambi maior
Êpa babá Oxalá!

18 comentários:

  1. Axé gostei muito do tópico pois trabalho com Zé Malandro das 7 Navalhas.Se possivel colocar mais pontos dele valeu

    ResponderExcluir
  2. muita luz traga os maladrandos ,pra que m acha que eles nao trabalham se engana ,nao e so festa a festa apenas consequencia do seu trabalho bem feito com sua luz .parabens pelos topicos.RANGEL D´OGUN

    ResponderExcluir
  3. salve amalndragem pq ele pega na minha cabeça

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,gostei muito do tópico, gostaria de saber com vc se vc já ouviu falar de Zé Malandro das 7 linhas...Obrigado e muito axé

    ResponderExcluir
  5. Zé meu amigo camarada hoje e eternamente,devo muito a ele, e amo ler sobre ele.

    ResponderExcluir
  6. bom gosto muito do ze malandro e nao e atoa que tenho ele seu ze malandro e um mensageiro muito legal

    ResponderExcluir
  7. fale um pouco sobre a mulher de ze malandro!

    ResponderExcluir
  8. poxa legal eu conhecor seu ze malandro

    meu namorado receber ele

    ResponderExcluir
  9. boa noite,gostei do tópico e trabalho com zé malandro do morro poderia me enviar mais sobre ele,assim como a historia vivida,muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. oi , veio aqui por meio de muita fé , peidr que acalmem o coração e o pensamento de edilson jose queiroz de lima . e que ela se arrependa de tudo que fez ... eu confio .
    joana

    ResponderExcluir
  11. oi, Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes). Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ELdS de onde estiver ou com quem estiver e faça ela ME telefonar ainda hoje, Apaixonada e Arrependida, desenterre tudo que esta impedindo que ELdS venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ela ELdS não pense mais na outra. mas somente em MIM. Que ela ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém.). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos,

    tenho uma dúvida: existe uma oração voltada para seu zé malandro da estrada?

    Se sim, sabe onde posso encontrar?

    Meu email é pansinha@gmail.com

    Obrigada e muito axé pra todos!

    ResponderExcluir
  13. salve seu ze malandro meu oai meu camarada

    ResponderExcluir
  14. MUITO BACANA, PARABÉNS, FICO MUITO FELIZ EM TRABALHAR COM ZÉ MALANDRO DA ESTRADA. SALVE TODA MALANDRAGEM.

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei o postei . Eu recebo e trabalho com o seu ZÉ MALANDRO e nunca conheci ninguém que o recebesse tb. Ele é muito admirado. Simplesmente eu o amo. Parabéns

    ResponderExcluir
  16. seu malhadro sempre que poça acalço minha graça com ele sei que vou conquistar outra graça dele

    ResponderExcluir
  17. Estou maravilhada com as postagem faz tempos que nao encontro algo assim tão positivo. Sarava os encontos, sarava a malandragem

    ResponderExcluir
  18. SEM COMENTÁRIOS PRA ELE.... ZÉ MALANDRO DA ESTRADA, TENHO ORGULHO DE TRABALHAR COM ELE... FALOU QUE IA MORRER DE TIRO E QUE QUEM ESTIVESSE COM O VACILÃO IRIA JUNTO.. LOGO APARECEU FURADO...

    ResponderExcluir

Agradecemos participação em nosso Blogger, assim que possivel estaremos respondendo.