sábado, 4 de julho de 2009

Légua Bogi Buá uma pequena história de muita sabedoria


Em Codó, onde se diz que o caboclo “Brada” mais alto, afirma-se que aquela categoria de encantado é comandada por Légua Buji Buá, que se intitula filho de Pedro Angaço e Rainha Rosa. Santa Bárbara tem sido proclamada protetora dos terreiros de Mina do Maranhão. Ela valoriza estes caboclos boiadeiros, comparando-os.
Seu Légua vem de uma região do Maranhão chamada Codó, município situado no cerrado maranhense e na bacia do rio Itaperucu. É uma localidade reconhecida por seus terreiros, por ser uma região quilombola ligado ao terecô, ao tambor da mata, relacionada mais com os caboclos e a prática da magia negra.
Entre os encantados mais importantes está ele, Légua Bogi Buá.
Codó, também conhecida como capital da magia negra. Falar desta entidade, de sua família e dos seus dois lados (“banda branca” e banda “preta” – bem/mal) como sempre é dito pelo caboclo Lauro Bogi Buá (da família de “Légua”) que e falar a seguinte frase:
“Eu sou Lauro Bogi Buá, uma banda branca e outra preta, metade de Deus e metade do diabo”. Há diversos mitos de como e quando Légua Bogi chegou a essa região, tanto quanto em relação a sua família e seu comportamento dentro dos terreiros.
(...) Na casa de Jorge, Légua Bogi é jovem, brincalhão meio rude e desbocado, tem numerosos amigos, gosta muito de bebida alcoólica e da brincadeira de Bumba-Boi. Em Codó, no salão de dona Antoninha, ouvimos falar dele como o encantado mais velho do mundo, como filho desobediente (Maria dos Santos) e como um preto velho angolano (dona Antoninha) (...) Em Viana (Maranhão), Légua Bogi é visto pelos médiuns (que tem vidência) como um preto-velho que usa chapéu, parecido com o falecido artista nordestino Luiz Gonzaga. Algumas pessoas o vêem caminhando na cidade; outras, andando sobre as águas do mar, sem afundar. Mas, conforme o curador e “mineiro” Rogério, Légua também aparece a eles como um boi preto, com uma estrela brilhante na testa, que ameaça “parti pra cima” do médium que não cumprir suas obrigações para com ele. Légua Bogi é um dos encantados mais antigos de Codó, mas a família de Légua entrou ali quando já havia acabado a euforia do algodão, e ele veio como um dos “filhos do gado”, daí porque aparece com chapéu de couro e rebenque. Segundo o mesmo informante, em São Luís, eles “aportaram” no início do século XX como uma família já constituída e foram trazidos por Maximiana e por migrantes do Mearim e Codó.
Quando o caboclo Légua Bogi está incorporado sempre se refere ao lugar de onde veio: Codó. A ligação com essa região é relacionada no momento do transe, onde a entidade faz uma ponte entre o Estado que se encontra no momento do transe e Codó (MA).

Por. Adriano Figueiredo Leite - Presidente da ACALUZ.
Pesquisa Histórica - Diego Bragança de Moura - Historiador da ACALUZ.

72 comentários:

  1. Preciso saber sobre as entidade espirituas, os Leguas, os preto velhos e todas as magias da umbanda

    ResponderExcluir
  2. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE WALQUIRIA LEGUA E SE EXISTE QUAL É A SUA FOLHA?????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walquiria de legua existe sim... Pos ela e a encantada que minha amiga recebe, ja a folha não se te dizer

      Excluir
  3. vcs podiam me dizer sonbre Maximiano se ele e filho do seu legua

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela postagens, estávamos com problemas técnicos, mais já retornamos a nossas atividades, logo estará as postagens novas de nosssas pesquisas e estudos. Quanto ao são jorge, ainda iremos ter muitas novidades sobre os léguas e os pretos velhos e parte da magia da umbanda, não digo toda porque eu estaria mentindo é muito estudo e dedicação para se chegar ao todo. Quanto a Kailany Irei postar algo sobre Walkiria Légua, mais peço que me cobre depois quando enviar a primeira parte. para que eu possa enviar a segunda. Quanto ao Neji, a mesma coisa, estarei enviando a primeira parte e me cobre a segunda para que vc tenha pelo menos tirado suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, me chamo Wallacy Scott, sou de são luís do maranhão, eu adorei ler a historio de Seu Légua Bogi, em particular achei maravilhoso tudo, eu gostaria muito de saber sobre os filhos dele, principalmente pelo filho adotivo que se chama Folha Seca, ou seja a historia, origem, verdadeiro nome, se possivel voce me ajudar, pois tenho grande adimiração e respeito por ele. ficarei muito grato pela resposta.

    ResponderExcluir
  6. ola pessoal, sou do Pará, mas moro em goiania, e fico feliz em saber que tem alguem que escreve sobre as entidades: assim como o legua boji bua, quero saber quais livros posso encontrar contos e relatos da encantaria.
    parabens a todos vcs.

    ResponderExcluir
  7. Olá José Athayd, agradecemos postagem e ficamos felizes com sua visita,conforme solicitou indico a vc o livro Encantaria brasileira: o livro dos mestres, caboclos e encantados‎ de J. Reginaldo Prandi, André Ricardo de Souza - 2001 - 383 páginas - O livro traz doze artigos de pesquisadores cujos estudos focalizam o Candomblé de Caboclo, o Tambor-de-Mina, o Jarê, o Catimbó, a Umbanda, o Terecô, a Pajelança, a Encantaria
    Um forte abraço e muita luz e muito axé.

    ResponderExcluir
  8. oi eu quero saber de informações sobre dona Lionesa légua, saber sobre a sua história.

    ResponderExcluir
  9. Saldações cheias de Axé e Luz, Obrigado pela postagem. Muito sabia pergunta: Dona Lionesa Boji Bua Assussena da Trindade, também somente conhecida como Lionesa do Codó, ou Boiadeira Lionesa. É uma das agregadas mais antigas da familia de Légua, agregada pelo fato de ter se hospedada na familia de Légua, sua história perpassa pela familia de portugueses nobre. Mais o restante por enquanto somente por E-mail, deixe-nos seu e-mail e responderei na integra sua duvida. Só para alegrar, segue abaixo uma cantiga bastante conhecida aqui no Pará.
    "Lionesa, Lionesa(bis)
    Boiadeira do Codó - É Lionesa,
    Mulher de Dom João - É Lionesa".

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber se vs tem alguma informação sobre essas entidades
    (Jose Elegança Aguiar)
    e (Emiarizeiro Legua)

    ResponderExcluir
  11. Oi sou de São Luis, gostaria de saber mais sobre o Manezinho Légua, quais os terreiros q ele baixa, e sobre sua história...ele é do bem? ou do mal?

    ResponderExcluir
  12. eu gostaria de saber a historia de un dos filhos de legua boji chamado:estevao legua boji bua..eu gostaria de saber esta historia;;;;;;ass:FABRICIO mediun da tenda espirita umbandista saosebastiao coboclo joao das matas

    ResponderExcluir
  13. sou do pará e gostaria de saber mais sobre dorinha légua,judite légua e aleixo boji bua, se vcs puderem me ajudar fico agradecido
    meu email é edusilva90@hotmail.com.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o Luan e recebo a Dorinha légua, adora conversar e tomar umas bebidinhas, não despensa um bom cigarro e nunca é desbocada... Adoro ela

      Excluir
  14. oi sou do pará,adorei esse bate papo sdescontraido e acima de tudo...intereçante vpçês estão de parabens!!!
    gostaria de saber mais sobre a entidade
    TEREZA LEGUA,fação isso por mim porfavor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gostaria de saber as origens da cabocla tereza legua agradeco desde já pela ajuda.

      Excluir
  15. oi gostaria de saber do seu légua boji bua .
    da sua familia e que livros ler pra ter mas conheçimento sobre eles

    ResponderExcluir
  16. quero saber sobre Estevão Legua

    ResponderExcluir
  17. Oi, sou do Maranhão e estava procurando sobre a verdadeira história da Familía de Légua, em especial a de Seu Aleixo Boji Buá, se puder me informar alguma coisa sobre ele, tipo doutrinas e sua história e importancia na familia, ficarei muito grato!
    Parabéns pelo Blog, o mesmo auxilia muita gente que busca informações como eu.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber mas sobre seu légua ..

    ResponderExcluir
  19. Gostei do artigo...Acresento que já ouvir que a desendencia dele é fracesa e que rejeitou um filho por mal criação (No tereiro onde légua chega esse filho passa depois só para encontrar sua mãe)

    ResponderExcluir
  20. Gostei do artigo...Acresento que já o encontrei falando que sua descendencia é francesa e que por desobidiencia ele desprezou um filho, particularmente aceito e acredito que ele era um boiadeiro da cidade Códo-MA

    ResponderExcluir
  21. quero me associar em uma associação ai em codó sou amante da umbanda,gostaria de um dia poder conhecer codó tenho um carinho imenso por todos do Maranhão. abraços a todos. quero apreder tudo sobre umbanda vcs tem escolas para ensina largo tudo se for preciso e vou morar ai no Maranhão pra me dedicar a essa paixão que tenho pela umbanda aguardo resposta de vsc bye felicidades a todos.

    ResponderExcluir
  22. ola eu recebo tereza legua queria saber mas sobre ela pois so o que sei e q e filha de seu légua bogi.. keria uma foto da imagem dela que saber tudo dela seria possivel me enviar se sim envie pra o email (camila.gabriele@oi.com.br)

    ResponderExcluir
  23. Sou Pedro de Santa Inês-MA, e quero saber se vcs tem alguma fto ou imagem de dona Tereza Légua Boji Bua. Ficarei agradecido pela ajuda .

    ResponderExcluir
  24. oi boa noite fui criada no meio da umbanda pois tenho um tia que e mae de santo e que baixar o senhor manoel de legua que eu chamo de vovo manoel ele e meu protetor na umbada. todos os anos ela faz um festa linda no seu aniversario no dia primeiro de maio com varios convidados do codo como seu domingueiro e seu domingo paiva que fez muita falta esse ano em sua festa. salve familia de legua beijos.TENDA NOSSA SENHORA DA CONCEICAO. TERESINA PI

    ResponderExcluir
  25. olá bom dia! sou do piaui e gostaria de saber sobre a vida de TIA MARIA LÉGUA,desde de já lhe agradeço e que oxalá te proteja hoje e sempre,forte abraço.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite sou do rio de janeiro gostaria de saber
    de que familia e Banzeiro grande e suas cores
    e os fundamentos do caboclo Serra Grande e suas cores
    obrigado carlos

    ResponderExcluir
  27. Boa noite sou do rio de janeiro gostaria de saber
    de que familia e Banzeiro grande e suas cores
    e os fundamentos do caboclo Serra Grande e suas cores
    obrigado carlos

    ResponderExcluir
  28. mi chamo maria cristina meu pai foi curado um dia por seu lega bugir. hoje é eu que preciso de ajuda,mais naõ sei como buscar-la por caridade alguem mi ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc deixar contato fica facil alguem lhe socorrer

      Excluir
  29. Adorei a postagem sobre Seu Légua! Gostaria de saber sobre sua filha Tereza Légua,Juliana e Banzeiro Grande: sua folha, as cores da sua guia, seus pontos cantados, sua história, etc.
    Ficarei muito grata pelas informações.
    Meu e-mail: lusilva.rosa@hotmail.com
    Sucesso, sorte e paz!

    ResponderExcluir
  30. fui informada que sou "casada" com um dos membros da família Légua. Alguém pode me dizer algo mais sobre? Ja ouviram falar?

    ResponderExcluir
  31. boa noite eu sou do pará mas presiso de soure no marajó eu sou filho de maria legua e francisquinho legua porfavor me mande a historia deles dois de ja fico agradecido vou manda o meu email werbersoares@gmail.com beijos werber de soure

    ResponderExcluir
  32. Boa noite a todos do blog
    gostaria de saber um pouco do caboclo Serra Grande
    qual sua familia e corres
    e sobre Banzeiro grande suas corres e familia
    obrigado Carlos
    Obs E-mail rocha.nascimento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. olá, me chamo diego madson, sou d santarem-pa, adorei o texto, gostaria muito de saber algo sobre a historia do encantado caboclo zé raimundo, procurei aqui na net e nao achei nada sobre ele, ficaria muito grato e feliz se voce achar algo sobre ele, sei que ele se chamou em vida, josé raimundo boji bua sucena trindade, sei que ele pertence a familia de legua que sao 23 irmaos, se achar algo lhe peço por favor que vc publique aqui, e se poder me envie por email: dgmdsn_di@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Raimundo Boji Buá Sucena Trindade – encantado maduro, conhecido como Zé Raimundo, é filho de Dom Manoel com a Rainha Rosa, mas foi criado por Seu Légua Boji. É o segundo mais velho encantado da Casa de Tóia Jarina em termos de incorporação, pois em agosto de 1999 fez 38 anos que ele passou na cabeça do pai – de – santo pela primeira vez. É grande conselheiro, encantado extremamente equilibrado e que nunca exige nada quando está em terra. Usa calça arregaçada, chapéu de couro, de palhinha (panamá) e mesmo com as baixas temperaturas do inverno paulista ele, bem como seus irmãos, dançam sem camisa, apenas com toalhas estampadas jogadas a tiracolo. Apresenta-se como sendo mais do mar do que terra. Desce na linha de cura mas não perde a sua postura codoense. Levou para Curitiba, para a Casa de Acosakpatá e Poli Boji, de Anselmo e Nilze, o tambor – de – mina onde é muito querido e um dos donos da casa. É o responsável pela parte de encantaria desse terreiro. É o segundo mais antigo encantado de Pai Nelson de Iemanjá e sempre se apresentou como codoense. Dirige rituais e é considerado como o melhor para “pôr ordem na casa”. Já passou de Pai Francelino para Pai Brasil de Liçá, seu irmão – de – santo com terreiro em Belém. Mostrando a mesma postura, terreiro onde recebe grandes homenagens e é muito querido, gostando de músicas da terra. No Pará também é conhecido como Rezingueiro e Zé Raimundo do Bogari, local onde teria sua encantaria. Era o encantado do falecido pai – de – santo de candomblé queto Radi de Oiá, com casa no bairro paulistano do Pari, onde costumava fazer uma festa de mina dirigida por Francelino “atuado” de Mariana.

      Excluir
    2. Zé Raimundo Boji Buá Sucena Trindade – encantado maduro, conhecido como Zé Raimundo, é filho de Dom Manoel com a Rainha Rosa, mas foi criado por Seu Légua Boji. É o segundo mais velho encantado da Casa de Tóia Jarina em termos de incorporação, pois em agosto de 1999 fez 38 anos que ele passou na cabeça do pai – de – santo pela primeira vez. É grande conselheiro, encantado extremamente equilibrado e que nunca exige nada quando está em terra. Usa calça arregaçada, chapéu de couro, de palhinha (panamá) e mesmo com as baixas temperaturas do inverno paulista ele, bem como seus irmãos, dançam sem camisa, apenas com toalhas estampadas jogadas a tiracolo. Apresenta-se como sendo mais do mar do que terra. Desce na linha de cura mas não perde a sua postura codoense. Levou para Curitiba, para a Casa de Acosakpatá e Poli Boji, de Anselmo e Nilze, o tambor – de – mina onde é muito querido e um dos donos da casa. É o responsável pela parte de encantaria desse terreiro. É o segundo mais antigo encantado de Pai Nelson de Iemanjá e sempre se apresentou como codoense. Dirige rituais e é considerado como o melhor para “pôr ordem na casa”. Já passou de Pai Francelino para Pai Brasil de Liçá, seu irmão – de – santo com terreiro em Belém. Mostrando a mesma postura, terreiro onde recebe grandes homenagens e é muito querido, gostando de músicas da terra. No Pará também é conhecido como Rezingueiro e Zé Raimundo do Bogari, local onde teria sua encantaria. Era o encantado do falecido pai – de – santo de candomblé queto Radi de Oiá, com casa no bairro paulistano do Pari, onde costumava fazer uma festa de mina dirigida por Francelino “atuado” de Mariana.

      Excluir
  34. Tereza Légua, uma cabocla muito valente assim como todos de sua família.

    ResponderExcluir
  35. gostaria de saber a respeito de um caboclo chamado carlos ou carlinhos de legua? qual a sua historia e fundamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano eu ja vi seu carlinhos legua na cabeça de um mediun, pelo pouco q eu escutei ele falando, ele me falou que foi encantado com 15 anos de idade,ness dia ele tava um pouco triste, ele falava q o povo dess mundo está perdendo a fé, e q a razao dele vir ness mundo era justamente a fé,e quando a fé se acaba,junto com ela se acabara seu encanto,

      Excluir
  36. ola boa nite me chamo adeilson e gostaria d saber a historia de caboclo folha seca pois eu nao sabia q ele era legua, gostaria d um explicaçao.

    ResponderExcluir
  37. ola , andei pesquisando e não consegui nada ate q encontrei esse blogger q pode me ajudar a saber um pouco mais sobre o caboclo Joaquinzinho Légua... se poderem me dar alguma informação agradeço
    Email:mrcelopena@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquinzinho de Légua – também conhecido como Joaquim de Légua e faz parte do grupo dos principais da família; algumas horas é confundido com Joaquinzinho da Gama. Não tem muitos filhos. tambem ele muito brincalhão "estrovertido, caboclo determinado, e de muita gara, gosta muito de beber tambem como muitos de seus irmãos, ele e guia da minha da minha mãe criadeira, e conando um caso certa vez um outro cabloco encima de uma irmãe de santo caiou por cima dele que estava manifestado na mãe criadeira e ela sendo já de idade e com um corpo já f raco devido a elevada idade, caiu e cotou a orelha, ele não aceitou de forma auguma ir embora sendo que só adeixaria depois que ela estive-se bem foi levado para o médico, e foi ponteada a orelha da sua filha e só depois que ele retornou do hospital que já havia terminado todos os rituais ele foi embora, e falava se eu não tomar conta da minha filha que é que vai"
      então eu tiro o chapeu para ele e eu o amo muito. tambem sou filho do Zé raimundo

      Excluir
  38. gostei bastanta da atenção e explicações,parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Olá gostaria de saber algumas informações sobre os seguintes encantados Jandira de Légua, Ademar de Légua e João Carrasco!Meu e-mail e p.ampy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá,saravá.Adorei a postagem sobre seu légua boji buá,assim que for possível se vc poder fazer uma grande postagem sobre Tereza légua eu agradeceria muito.obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Oi eu sou de Floriano-PI e gostaria de saber se vc tem informações da historia dos encantados Teresa, Antonio e Domingos Légua Boji Boá, obrigada e adorei a historia do Sr Légua Boji Boá.
    Meu e-mail é zaracilly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Teresa de Légua – também conhecida como Dona Teresinha, está entre as principais filhas de Seu Légua. Tem grande destaque na Casa de Tóia Jarina quando atuada na mãe pequena Sandra de Xadantã; em geral alterna momentos de grande alegria com outros de grande senso de comando, impondo aí sua posição dentro da família. É uma das maiores “baiadoras” (dançadoras) do tambor – de – mina. Muito equilibrada, em nenhum momento se confunde com a posição hierárquica de sua filha e, ao lado de Chica Baiana e Antônio de Légua, sempre está com a encantada Mariana.

    ResponderExcluir
  43. por favor laguem sabe um ponto de seu pinda se souberem mandem pro meu email muito grato por isso meu email é empreendedor00001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. gostaria de saber se seu francisco legua eo mesmo francisquinho legua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, sao o mesmo. Quanto a origem da encanteria de legua bugi boa, contam nossos ancestrais daqui da nossa tenda que fica mais precisamente nas proximidades das cidades de pedreiras e bacabal na baixada do mearim numa localidade chamada trindade dai a denominaçao legua bugi da trindade. Como ele tinha muitos filhos, foram se espalhando nas cidades vizinhas como codo,santa ineis,bacabal,etc. Quando veio o encanto,veio para a origem da familia que ficava em trindade,onde hj peregrinos visitam pra acender velas na grande pedra onde eles se encantaram, segundo os vies teem recebido graças la.Espero que eu tenha conseguido explicar com poucas palavras uma historia infinita de sabedoria e mistisismo que e a familia de legua. ass. tenda de santo antonio timon maranhao. claudio queiroz


      Excluir
  45. Olá boa tarde...achei o máximo a postagem sobre seu Zé Raimundo.. ele é demais!
    Gostaria de obter informações sobre dona Odete Légua.. Agradeço desde já.
    meu email kamoane@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. olá..Boa tarde..Adorei a postagem sobre seu Zé Raimundo..ele é o máximo!
    Gostaria de obter informações sobre dona Odete Légua.. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  47. BOA TARDE
    GOSTARIA DE OBETER INFORMAÇÕES SOBRE DONA ODETE LÉGUA.. MEU EMAIL KAMOANE@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  48. bom dia... gostaria saber do senhor loureço de légua.
    contato: fernandosilvagomes28@gmail.com
    agradeço desde já

    ResponderExcluir
  49. gostaria de saber mais sobre o senhor loureço de legua.
    contato: fernandosilvagomes28@gmail.com
    agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber um pouco da história de Oscar Legúa, e Manoel Legúa!....
    desde jà agradeço...

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de sabe informacoes sobre Sabino legua.

    ResponderExcluir
  52. oie boa noite !

    meu nome é Wando

    Gostaria de saber sobre Pedro Légua Boji Bua e sobre Tereza Légua, desde ja muito obrigado !

    muito bom seu artigo sobre Légua boji

    segue meu e-mail: wando.cks@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Olá gostaria de saber, sobre a folha do seu zé pretinho de légua, tudo sobre ele! desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  54. Olá..gostaria muito de aprender mais sobre seu VELHO LEGUA,conhecido também cmo leguao,ou legua boji.Grande respeito por esse patriarca que criou e adotou tantos.Me ajudem a me aprofundar sobre ele e suas folhas.Salve a linha codoense.abraços

    ResponderExcluir
  55. Olá..gostaria muito de aprender mais sobre seu VELHO LEGUA,conhecido também cmo leguao,ou legua boji.Grande respeito por esse patriarca que criou e adotou tantos.Me ajudem a me aprofundar sobre ele e suas folhas.Salve a linha codoense.abraços

    ResponderExcluir
  56. qual é a origem da umbanda no maranhão??

    ResponderExcluir
  57. Eu sou erik de manaus eu queria saber se conhecem alguma coisa sobre seu Zé altino ele canta muitos pontos referente a familia de legua meu email e erikfeitosa95@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. Sou de manaus gostaria se saber sob ze altino ele canta muito pontos de legua mande pro meu email erikfeitosa95@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  59. Eu sou erik de manaus eu queria saber se conhecem alguma coisa sobre seu Zé altino ele canta muitos pontos referente a familia de legua meu email e erikfeitosa95@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Oie eu sou de coroata " filha d um pai d santo... amuh esaas koiza ,, konheço tereza lequa ih mané. lequa... mas eu queriia saber mas sobre ah historia delle.
    ass: thays lima " pode entra ew kontato kmg. pelo face ou por cll " (99) 8223-3175

    ResponderExcluir
  61. . ah ih esttou adorando comenta akii

    ResponderExcluir

Agradecemos participação em nosso Blogger, assim que possivel estaremos respondendo.